Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria


Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Arquitectura para o Ensino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Arquitectura para o Ensino

Mensagem por Admin em Seg Mar 13, 2017 12:06 pm

A escola primária do Porto Santo, projectada em 1959 por Chorão Ramalho é outro belo, e maltratado, exemplo de arquitectura moderna

Reza a história que, na Grécia Antiga, Aristóteles gostava de ensinar deambulando sob as copas das árvores que rodeavam o Lyceum de Atenas. As sociedades contemporâneas pouco herdaram desta sofisticada itinerância (só possível, talvez, porque não existiam na Grécia Antiga nem carreiras docentes nem Ministério da Educação...). Hoje, professores e alunos exigem condições: uns para ensinar, outros para aprender. Aos arquitectos cabe desenhar os espaços que melhor se adequem a estas práticas, tornando-as mais eficazes e, se possível, mais felizes as vidas de quem educa e quem aprende.

É sabido que a arquitectura, por si só, não educa nem traz felicidade a ninguém. Sou testemunha disso: a escola primária que frequentei, projectada pelo arquitecto Ruy d’Athouguia na primeira metade dos anos 50 do século passado - um belo exemplar do que de melhor nos legou o Movimento Moderno em Portugal - era uma festa de espaço e de luz, um lugar onde havia tudo para uma criança aprender com alegria a tabuada. A verdade, porém, é que não consigo hoje relembrá-la sem reviver o regime de terror que ali imperava, a bordoada que eu e os meus companheiros de infortúnio apanhamos de professores (irremediavelmente) primários. Não, a arquitectura, por si só, dificilmente traz felicidade a alguém.

Mas pode ajudar muito os professores que gostam de ensinar e os alunos mais distraídos. Por isso tem de ser preocupação de todos a qualidade dos espaços onde crianças e jovens crescem estudando. A Madeira tem boa arquitectura escolar e devia acarinhá-la: a Francisco Franco e a Jaime Moniz são dois excelentes exemplos da solidez e sobriedade com que se desenhavam e construíam os antigos liceus (nesta última, uma promessa de “renovação” que se propõe substituir caixilhos de madeira com quase 80 anos por alumínio faz temer o pior...). A escola primária do Porto Santo, projectada em 1959 por Chorão Ramalho é outro belo, e maltratado, exemplo de arquitectura moderna com, imagine-se!, “cobertura de salão” - a cobertura em terra tradicional naquela ilha.

Nos últimos 40 anos, porém, a mediocridade proliferou. Projectos de escolas importados e mal adaptados aos lugares onde se implantam tornam a frequência destes estabelecimentos uma experiência dolorosa para alunos e professores: errada exposição solar das salas de aula; ausência de espaços verdes; acessos caóticos. A sua desadaptação faz lembrar a das escolas do continente de finais dos anos 70, inspiradas em modelos dos países nórdicos: junto à entrada dos alunos tinham até lugar para os encaixes dos skis...

Tudo isto são razões mais do que suficientes para que, na comemoração anual do Dia da Arquitectura, a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos vá levar a efeito, em Outubro deste ano, uma conferência internacional intitulada “Arquitectura Para o Ensino”. Estamos já a convidar um variado painel de especialistas no tema, e nela contamos com a participação de todos: professores, educadores, pais, alunos, decisores políticos e todos os interessados no ensino e nos seus problemas.

RUI CAMPOS MATOS , ARQUITECTO /13 MAR 2017 / 02:00 H.
Diário de Notícias da Madeira

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum