Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria


Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
6 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 6 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A Igreja e o Porto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Igreja e o Porto

Mensagem por Admin em Qua Mar 22, 2017 11:45 am

A diocese do Porto é a face de uma Igreja aberta à comunidade, ativa na sociedade e interveniente perante as dificuldades. Na ação da Igreja no distrito e na cidade do Porto encontra-se, a meu ver, a melhor interpretação do que significa o catolicismo moderno. Primeiro com D. Manuel Clemente e, desde 2014, com o bispo D. António Francisco dos Santos, a diocese antecipou da melhor forma as orientações de abertura e intervenção social que o Papa Francisco levou para Roma.

Não me fixando nas questões doutrinais, julgo dever sublinhar-se o papel central que a Igreja hoje tem na nossa vida comunitária. E ele é bem visível e relevante no trabalho diário da Obra Diocesana de Promoção Social junto de populações e pessoas carenciadas e no impulso dado pela Santa Casa da Misericórdia a projetos nas áreas da saúde, da educação e do património.

A intervenção da Igreja católica no Porto é, porém, mais abrangente e não se restringe ao âmbito das suas vocações ditas "clássicas". Veja-se o investimento no domínio do turismo, nomeadamente por via da recuperação da Igreja e da Torre dos Clérigos, projeto que o Padre Américo Aguiar soube liderar com enorme entusiasmo e sucesso e que faz deste ícone da cidade um dos monumentos mais visitados de Portugal. Ou atente-se ao impacto da abertura de portas a visitas turísticas, já no final do ano passado, de um dos mais belos e impressionantes edifícios da cidade, o Paço Episcopal, e que estava até então reservado à utilização eclesiástica.

A diocese do Porto desenvolve um trabalho único em prol da comunidade. E fá-lo numa base de cooperação e de envolvimento com outras instituições e com outros poderes. No caso do Porto e no campo concreto da ação social, a Câmara Municipal é um parceiro inestimável para ajudar a concretizar as ideias da Igreja pois entende-as como importantes para esta comunidade.

Por estes motivos, e sempre na lógica de uma cidade a trabalhar em rede, decidiu a direção da Associação Comercial do Porto, convidar para orador no nosso jantar de Associados na próxima sexta-feira, dia 24 de março, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

A Cidade faz-se também com a Igreja. Cabe assim aos poderes públicos e às instituições privadas saber articular posições com vista a uma sociedade mais justa e coesa. Também aqui o Porto tem sido um exemplo. Que grande Cidade!

EMPRESÁRIO E PRES. ASS. COMERCIAL DO PORTO

Nuno Botelho
Hoje às 00:01, atualizado às 00:09
Jornal de Notícias

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum