Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria


Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A Igreja e o Porto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Igreja e o Porto

Mensagem por Admin em Qua Mar 22, 2017 11:45 am

A diocese do Porto é a face de uma Igreja aberta à comunidade, ativa na sociedade e interveniente perante as dificuldades. Na ação da Igreja no distrito e na cidade do Porto encontra-se, a meu ver, a melhor interpretação do que significa o catolicismo moderno. Primeiro com D. Manuel Clemente e, desde 2014, com o bispo D. António Francisco dos Santos, a diocese antecipou da melhor forma as orientações de abertura e intervenção social que o Papa Francisco levou para Roma.

Não me fixando nas questões doutrinais, julgo dever sublinhar-se o papel central que a Igreja hoje tem na nossa vida comunitária. E ele é bem visível e relevante no trabalho diário da Obra Diocesana de Promoção Social junto de populações e pessoas carenciadas e no impulso dado pela Santa Casa da Misericórdia a projetos nas áreas da saúde, da educação e do património.

A intervenção da Igreja católica no Porto é, porém, mais abrangente e não se restringe ao âmbito das suas vocações ditas "clássicas". Veja-se o investimento no domínio do turismo, nomeadamente por via da recuperação da Igreja e da Torre dos Clérigos, projeto que o Padre Américo Aguiar soube liderar com enorme entusiasmo e sucesso e que faz deste ícone da cidade um dos monumentos mais visitados de Portugal. Ou atente-se ao impacto da abertura de portas a visitas turísticas, já no final do ano passado, de um dos mais belos e impressionantes edifícios da cidade, o Paço Episcopal, e que estava até então reservado à utilização eclesiástica.

A diocese do Porto desenvolve um trabalho único em prol da comunidade. E fá-lo numa base de cooperação e de envolvimento com outras instituições e com outros poderes. No caso do Porto e no campo concreto da ação social, a Câmara Municipal é um parceiro inestimável para ajudar a concretizar as ideias da Igreja pois entende-as como importantes para esta comunidade.

Por estes motivos, e sempre na lógica de uma cidade a trabalhar em rede, decidiu a direção da Associação Comercial do Porto, convidar para orador no nosso jantar de Associados na próxima sexta-feira, dia 24 de março, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

A Cidade faz-se também com a Igreja. Cabe assim aos poderes públicos e às instituições privadas saber articular posições com vista a uma sociedade mais justa e coesa. Também aqui o Porto tem sido um exemplo. Que grande Cidade!

EMPRESÁRIO E PRES. ASS. COMERCIAL DO PORTO

Nuno Botelho
Hoje às 00:01, atualizado às 00:09
Jornal de Notícias

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum