Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria


Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Há quatro aldeias de Odemira candidatas a Maravilha de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Há quatro aldeias de Odemira candidatas a Maravilha de Portugal

Mensagem por Admin em Qua Mar 29, 2017 4:48 pm


Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras, Vale de Santiago e Zambujeira do Mar concorrem a cinco categorias

O município de Odemira volta a associar-se ao evento 7 Maravilhas, desta vez candidatando quatro aldeias a cinco categorias do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. São elas Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras, Vale de Santiago e Zambujeira do Mar e concorrem nas categorias Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Autênticas, Aldeias Rurais, Aldeias de Mar e Aldeias em Áreas Protegidas. O objetivo do executivo municipal é promover as aldeias e o território e, por conseguinte, a identidade coletiva do concelho.

Terra branca e florida, do interior do concelho, Santa Clara-a-Velha concorre na categoria de ‘Aldeias Ribeirinhas’. 

Desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis (séc XVI), junto às terras férteis do vale do rio Mira. A água assume um papel determinante na identidade da localidade, sendo ponto de referência a barragem de Santa Clara, uma das maiores da Europa e cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares.

Já São Martinho das Amoreiras, que concorre a ‘Aldeias Autênticas’, tem uma paisagem marcadamente serrana, onde predomina a floresta, destacando-se ainda a agricultura, pecuária, apicultura, olivicultura e extração de cortiça, bem como o cante. Nesta localidade que preserva muito da sua identidade original, guardam-se costumes e saberes antigos: há tocadores de viola campaniça, homens do cante ao baldão e despique, poetas populares, apicultores, tiradores de cortiça, produtores de medronho.

Vale de Santiago concorre a ‘Aldeias Rurais’. Implanatda também no interior do concelho, foi buscar o nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam os seus campos e vales. Tem ruas estreitas e caiadas e casas com arquitetura tradicional. Destacam-se a Igreja de Santa Catarina, a fonte de Nossa Senhora da Luz e, em seu redor, o montado, um cenário natural caraterístico. 

Por fim, Zambujeira do Mar, terra impantada no litoral do concelho, concorre às categorias, ‘Aldeias de Mar’ e ‘Aldeias em Áreas Protegidas’. É terra marítima, de casario concentrado e harmonioso, com uma forte comunidade piscatória preservada ao longo de gerações que encontrou no mar a sua fonte de inspiração. Rodeada de praias e falésias imponentes, insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que protege uma flora e fauna selvagens únicas. Em 2012 a Praia da Zambujeira do Mar foi eleita a Melhor Praia Urbana do país e o Parque Natural que a protege, foi em 2010 finalista nas Maravilhas Naturais, no âmbito do concurso das 7 Maravilhas. 

A 7 de abril serão conhecidas as 49 aldeias pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas Portugal, sendo que entre 9 de julho e 20 de agosto serão escolhidas as 14 finalistas. A votação em cada uma das categorias das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias decorre entre o dia 20 de agosto e a Gala Finalíssima, que será realizada a 3 de setembro de 2017.

29/03/17
Mundo Português

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum