Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Tópicos similares
    Conectar-se

    Esqueci minha senha

    Últimos assuntos
    Galeria


    Junho 2017
    DomSegTerQuaQuiSexSab
        123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930 

    Calendário Calendário

    Flux RSS


    Yahoo! 
    MSN 
    AOL 
    Netvibes 
    Bloglines 


    Quem está conectado
    21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

    Nenhum

    O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

    É relativo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    É relativo

    Mensagem por Admin em Sab Abr 01, 2017 11:46 am

    A cultura clássica é sempre uma referência para entender a nossa mundividência. Protágoras, um sofista grego, deixou-nos a noção do relativismo com a máxima «o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são».

    Se juntarmos a esta antiga e presente noção do que é relativo, a efemeridade imediata da informação com que somos constantemente bombardeados, com uma panóplia de opiniões que sustentam uma ordem e o seu contrário, facilmente nos apercebemos que o chão quase nos foge por debaixo dos pés, à falta de uma âncora ou de um porto seguro, para termos tempo de processar tanto dado, com alguns conceitos e axiomas que tenhamos por referência. Veja-se o fenómeno da “pós-verdade”; dos “factos alternativos”; das “fake news” e de tanto mito e postulado estilhaçado, de como se “cientifica” a mentira.

    O acesso à informação e aos conteúdos está aparentemente democratizado. Coisa distinta é identificar uma filtragem que garanta uma informação isenta, com verdade e que corresponda a um padrão de segurança, de validade. Esses predicados acarretam custos naturalmente a que nem sempre todos estão disponíveis para pagar, ou para produzir, dada tanta fonte que existe, que regurgita verdades, meias-verdades e mentiras diluídas, que manipulam os seus públicos, nem sempre exigentes, quase sempre acríticos ou então, que criticam apenas em manada, como um saloio sentido de pertença que cedo se esfuma.

    A comunidade científica por exemplo, afirma que as alterações climáticas estão a se fazer sentir de modo muito intenso e mais rápido, do que as previsões apresentadas na COP 21 de Paris em 2015. Por outro lado, a falcoaria republicana dos EUA, afirma que os cenários apocalípticos da Cimeira do Clima é uma invenção chinesa. Que dizer também do nosso herói vivo do “rebranding” do aeroporto da Madeira com o nome de Cristiano Ronaldo? Há quem defenda e critique essa opção, com teimosia ou coragem de Albuquerque, como disse o homenageado. Há que respeitar opiniões contrárias, mas não embarco em bairrismos e unicidades plásticas. Costa veio à ilha adjacente dar uma mãozinha a Cafôfo, e dar uma monumental patada ao “seu” PS-Madeira. Se há escravos que se vergam e chafurdam neste comportamento escroque, ao menos que os autonomistas, sejam eles de cor forem, que não embarquem nesta traição. Se há sobressalto que talvez valha a pena ter, é que nos possamos indignar connosco próprios, por nos permitirmos esta longa via-sacra e mantermos anestesiados no sofá, com aquilo que nos permitem ler e ver com palas consentidas e com indignação passageira, arrebanhada. Se há coisa que mudou na sofística clássica, foi apenas a velocidade.

    DONATO MACEDO , LIC. EM COMUNICAÇÃO  / 01 ABR 2017 / 02:00 H.
    Diário de Notícias da Madeira

    _________________
    Cláudio Carneiro


    Facebook
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 16760
    Pontos : 49157
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 07/12/2013
    Idade : 30
    Localização : Sines

    Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum