Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  

Últimos assuntos
Galeria


Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Democracia(s) e lideranças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Democracia(s) e lideranças

Mensagem por Admin em Ter Abr 04, 2017 10:53 am

Transcorridas seis décadas sobre o Tratado de Roma é natural que me refira a esse momento fundador e à Europa a que ele deu origem. Mas mais do que ser natural é justo que o faça. Porque se trata de uma ideia e de uma prática de cooperação internacional sem paralelo na história do homem.

Portugal fez metade dessa viagem comum que começou com seis membros e se multiplicou até 28. Também por essa realidade é justo assinalar a efeméride: já pensaram como seriam a nossa economia e a nossa democracia, o que seríamos sem esta Europa? Como estaria a nossa autoestima, sem esse sentimento de pertença a um espaço privilegiado, de um Mundo global? Ou como será o nosso futuro sem ela ou fora dela? Demasiadas vezes se assiste a declarações negativas - a irresistível atração para nos munirmos sempre de uma boa dose de "capital de queixa" - sem valorizarmos devidamente o que ganhámos com a nossa adesão plena ao que hoje é a União Europeia.

Porque a Europa tem muitas coisas que os outros não têm e por isso continua a ser reconhecida, a nível mundial, como o melhor lugar para se viver. O que a Europa não pode é sair do seu quadro de valores: solidariedade, respeito pelos direitos fundamentais, aceitação das diversidades culturais e das minorias. Há, imperativamente, que dizer não às agendas nacionalistas autoritárias, ao populismo, às lógicas de confronto e de desintegração. E o que a Europa não pode mesmo, diante destes sinais e face a tão grandes massas críticas de outros (EUA, China, Rússia, Índia, etc.), é deixar de ser União, ter a liderança política apropriada. É aqui que a dificuldade aparece!

A evolução dos tempos tem acarretado alterações profundas no estilo de liderança. De porta-estandartes visionários, apontando caminhos, esclarecendo e construindo - não necessariamente com muito respeito por dinâmicas democráticas - evoluímos depois para uma tipologia de liderança através da obtenção de consentimento em lugar de o ser por imposição, mais ou menos autoritária. Mas de onde se passou, muito rapidamente, ao líder enquanto especialista em interpretar a opinião "em vigor" e em comportar-se de acordo com as expectativas que os outros têm do modo como ele se comporta.

Estamos já menos perante o estratega que vê longe, e mais deparando-nos com quem vai atrás. Ora a aceleração da história presente onde as lógicas democráticas mudam mais devagar que outros aspetos do Mundo, acentua facilmente esse tipo de "liderança": sem base ideológica concreta, em que se ganha por se interpretar bem o que os eleitores esperam ouvir, capitalizando de modo oportunista algum desencantamento da política. Daí ao populismo de massas, no qual a coerência e a substância são substituídas pelo simples carisma e pelo pior pragmatismo, e onde o objetivo principal do "líder" é preservar-se a si próprio vai um simples passo. Há que inventar uma nova categoria de liderança, uma via alternativa, que permita preservar a(s) democracia(s) e reforçar o projeto da União.

* REITOR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Manuel António Assunção*
Hoje às 00:02
Jornal de Notícias

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum