Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
Galeria


Abril 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Democracia(s) e lideranças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Democracia(s) e lideranças

Mensagem por Admin em Ter Abr 04, 2017 10:53 am

Transcorridas seis décadas sobre o Tratado de Roma é natural que me refira a esse momento fundador e à Europa a que ele deu origem. Mas mais do que ser natural é justo que o faça. Porque se trata de uma ideia e de uma prática de cooperação internacional sem paralelo na história do homem.

Portugal fez metade dessa viagem comum que começou com seis membros e se multiplicou até 28. Também por essa realidade é justo assinalar a efeméride: já pensaram como seriam a nossa economia e a nossa democracia, o que seríamos sem esta Europa? Como estaria a nossa autoestima, sem esse sentimento de pertença a um espaço privilegiado, de um Mundo global? Ou como será o nosso futuro sem ela ou fora dela? Demasiadas vezes se assiste a declarações negativas - a irresistível atração para nos munirmos sempre de uma boa dose de "capital de queixa" - sem valorizarmos devidamente o que ganhámos com a nossa adesão plena ao que hoje é a União Europeia.

Porque a Europa tem muitas coisas que os outros não têm e por isso continua a ser reconhecida, a nível mundial, como o melhor lugar para se viver. O que a Europa não pode é sair do seu quadro de valores: solidariedade, respeito pelos direitos fundamentais, aceitação das diversidades culturais e das minorias. Há, imperativamente, que dizer não às agendas nacionalistas autoritárias, ao populismo, às lógicas de confronto e de desintegração. E o que a Europa não pode mesmo, diante destes sinais e face a tão grandes massas críticas de outros (EUA, China, Rússia, Índia, etc.), é deixar de ser União, ter a liderança política apropriada. É aqui que a dificuldade aparece!

A evolução dos tempos tem acarretado alterações profundas no estilo de liderança. De porta-estandartes visionários, apontando caminhos, esclarecendo e construindo - não necessariamente com muito respeito por dinâmicas democráticas - evoluímos depois para uma tipologia de liderança através da obtenção de consentimento em lugar de o ser por imposição, mais ou menos autoritária. Mas de onde se passou, muito rapidamente, ao líder enquanto especialista em interpretar a opinião "em vigor" e em comportar-se de acordo com as expectativas que os outros têm do modo como ele se comporta.

Estamos já menos perante o estratega que vê longe, e mais deparando-nos com quem vai atrás. Ora a aceleração da história presente onde as lógicas democráticas mudam mais devagar que outros aspetos do Mundo, acentua facilmente esse tipo de "liderança": sem base ideológica concreta, em que se ganha por se interpretar bem o que os eleitores esperam ouvir, capitalizando de modo oportunista algum desencantamento da política. Daí ao populismo de massas, no qual a coerência e a substância são substituídas pelo simples carisma e pelo pior pragmatismo, e onde o objetivo principal do "líder" é preservar-se a si próprio vai um simples passo. Há que inventar uma nova categoria de liderança, uma via alternativa, que permita preservar a(s) democracia(s) e reforçar o projeto da União.

* REITOR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Manuel António Assunção*
Hoje às 00:02
Jornal de Notícias

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum