Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria

Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Irracionalidade de merda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Irracionalidade de merda

Mensagem por Admin em Qui Abr 06, 2017 5:26 pm

Somos campeões da Europa, temos o melhor jogador do mundo, e ainda assim temos a maior merda de adeptos do planeta. Perdoem-me o desabafo, mas não há outra palavra que não merda! 

Sábado passado fui ver o Benfica-Porto. Tinha tudo para ser um fantástico espetáculo de futebol. Mas não foi. Não foi pelo jogo em si, mas não foi sobretudo pela tensão e ambiente que se vivia nas bancadas. A maioria dos adeptos emanavam ódio e raiva que eram materializados em insultos.

Insultos sem nexo, desmedidos e profundamente irracionais. Não consigo compreender o ódio que levava tantas pessoas (homens e mulheres) a injuriarem-se mutuamente como se de inimigos de morte se tratassem. No final de contas, apenas tinham camisolas e cachecóis de cores diferentes. Afinal, são humanos e portugueses.

Viver as coisas com paixão não tem nada de errado, antes pelo contrário. Eu vou ao futebol. Eu grito, exalto-me e solto uns palavrões. É normal e até é bom que em certa medida, pelo menos durante uma hora e meia de encontro, extravasemos da forma que queiramos e vivamos apaixonadamente alguma coisa. Mas a violência em que está envolto o futebol nos nossos dias devia levar-nos a parar e pensar.

Acho profundamente triste não poder levar as minhas filhas ao futebol, mostrar-lhes o que é a intensidade de um golo, a alegria de uma vitória ou a frustração e a tristeza de uma derrota. O futebol (mais do que qualquer outro) é provavelmente o desporto que mais emoções transmite num tão curto espaço de tempo. E é maravilhoso. 

Sábado passado vi crianças no estádio, a princípio deslumbradas com os cânticos (felizmente, alguns não são muito percetíveis e o vernáculo passa despercebido), as coreografias, as luzes, a águia… Tudo era encantador e isso via-se nos seus rostos. À medida que o jogo avançava e os nervos se apoderavam dos irracionais adeptos, as suas feições iam mudando. Olhavam meio boquiabertas e com medo para alguns adeptos que soltavam urros histéricos, que pareciam cuspir fogo dos olhos em direção a adeptos da equipa adversária, enquanto vernaculizavam também com as mãos. Não! Dispenso que as minhas filhas assistam a tal. Mas tenho pena. Porque assim como o meu pai me levou aos jogos “d’bola”, também gostava de fazer o mesmo com as minhas filhas.

Diz-se que as massas são o reflexo dos seus líderes e até concordo. O problema é que, nos dias de hoje, são vários os líderes e os incendiários. Durante a semana, comentadores e jornais vão alimentando o ódio dos adeptos que, no dia do jogo, já vão de cabeça quente. Na verdade, julgo que o resultado e o sucesso das suas equipas já é o menos importante. Valorizam mais o insucesso dos adversários que o sucesso da sua equipa.

A paixão e o amor por um clube parecem estar aos poucos a ser substituídos pelo ódio aos adversários. E não tinha de ser assim. 

Eu lembro-me de estar em jogos e ter ao lado adeptos de outra equipa. Problemas? Discussões? Escaramuças? Sim, claro! Sempre houve e é bom que sempre haja! É bom sinal! Somos humanos, somos apaixonados e vivemos assim! Mas este ódio, esta irracionalidade futebolística de merda? Não me recordo e é, apenas e somente, triste.

Escreve à quinta-feira

06/04/2017
Filipe Baptista 
opiniao@newsplex.pt 
Jornal i

Facebook
Admin
Admin

Pontos : 49157
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo