Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  

Últimos assuntos
Galeria


Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A dimensão social da Indústria 4.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A dimensão social da Indústria 4.0

Mensagem por Admin em Sex Abr 07, 2017 10:32 am

Portugal deve estar do lado certo, aproveitando as oportunidades de investimento e emprego associadas a esta digitalização da economia.

A introdução de tecnologias disruptivas e a crescente digitalização  com a difusão cada vez maior dos robôs e das máquinas de controlo numérico põem desafios socio-laborais consideráveis.

Na Indústria 4.0 teremos desejavelmente uma nova infraestrutura social no ambiente de trabalho, permitindo uma mudança no paradigma da interação do homem com a tecnologia. Deverão ser as máquinas a adaptar-se às necessidades do ser humano havendo cada vez mais:

– “e-learning” tecnológico no posto de trabalho na lógica do “workplace-based training”; e

– formação e desenvolvimento profissionais contínuos (CPD – “continuing professional development”).

As tecnologias das plataformas digitais que estiveram na origem dos mais conhecidos exemplos da economia da partilha (Airbnb, eBay) estão agora a facilitar novas formas de organização e prestação de trabalho.

A evolução tecnológica provoca sempre a destruição de empregos numas áreas e a criação noutras. Assim está a acontecer com a crescente digitalização da economia e com a Indústria 4.0. Estima-se que 10 a 15% dos atuais empregos no setor industrial irão desaparecer nos próximos dez anos, mas serão criados outros.

Temos empregos menos qualificados que podem ser automatizados, mas serão criados outros.

Haverá destruição de emprego: nos serviços administrativos; na manufactura e produção industrial; na construção civil; no setor das artes, entretenimento e media; nos serviços jurídicos; na instalação e manutenção de equipamentos.

Mas teremos criação de empregos: nas operações financeiras, com o advento de novos modelos de negócios provocados pela disrupção tecnológica que as FINTECHS estão a gerar; na gestão associada aos novos modelos de negócios provocados pela disrupção que a digitalização gera; na análise e tratamento de dados; na matemática; na indústria de software e computadores; na robótica; no avanço da inteligência artificial, do Big Data, da cloud e dos veículos autónomos; na engenharia e na arquitetura com a introdução dos modelos da Indústria 4.0 e Construção 4.0; nas vendas e atividades ligadas à introdução de novas plataformas digitais; na educação e formação profissional.

Não existem, face à crescente digitalização, sectores ou profissões imutáveis. Por isso temos que educar e formar os jovens não para as profissões atuais, que poderão vir a desaparecer, mas sim para lhes fornecer um conjunto de competências transversais que os ajudem a ter permanentemente as skills de empregabilidade para as necessidades dos mercados de trabalho e emprego ao longo da sua futura vida ativa.

O que se precisa é de competências e aptidões para o futuro. Portugal, através duma estratégia para o crescimento e de adequadas políticas de educação e formação profissional, deve estar do lado certo, aproveitando as oportunidades de investimento e emprego associadas a esta digitalização da economia.

Luís Mira Amaral, Engenheiro e Economista
 00:08
Jornal Económico

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum