Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

Últimos assuntos
Galeria


Agosto 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»

Mensagem por Admin em Seg Abr 17, 2017 10:57 am


«O conhecimento aprofundado dos custos de uma empresa contribui na generalidade para manter a sua sustentabilidade no mercado, maximizar os resultados da empresa, melhorar de forma continua a gestão e ainda para uma boa performance em termos de competitividade

Contudo, quando se equaciona a problemática dos custos numa empresa de transportes, há, em particular, dois aspetos a considerar que merecem reflexão. 

Quem, dentro da empresa, deve tratar a problemática dos custos

Ainda que tradicionalmente o problema dos custos numa empresa esteja sediada preferencialmente na árerea financeira é indispensável que a sua análise e inserção na gestão deva integrar uma perspetiva multidisciplinar.

Essa perspetiva multidisciplinar obriga ao envolvimento profundo das áreas comercial e operativa, pois se por um lado o mercado indica a amplitude de uma política do preço a praticar e consequentemente dos custos que lhe estão associados, por outro só um bom conhecimento da actividade operativa indica a flexibilidade de resposta às necessidades dos clientes de modo a que a margem operativa dê sustentabilidade à empresa.

Em suma, ainda que a montante se tenha os valores unitários identificados pela área financeira, deverá haver de facto uma triangulação chave entre “Cliente”, ” Agente Comercial/vendedor” e “Agente Operador/produção” que potencia a maximização do binómio custos /preço na dupla perspetival cliente/ fornecedor. 

Características específicas dos custos de produção nas empresas de transporte

A produção nas empresas de transportes apresenta características específicas, designadamente a de uma produção conjunta, um desequilíbrio de fluxos, e um nível de custos fixos não despicientes. Estas particularidades dão lugar a uma indispensável utilização de toda a capacidade operativa de modo a levar ao máximo a rotação dos meios operativos. Este enquadramento obriga a que em muitas situações, desde que haja mercado, a margem do negócio só será maximizada pelo aumento seletivo da oferta, muitas das vezes trabalhando a partir dos custos adicionais e consequentemente da chamada margem de contribuição.

O aumento seletivo da oferta desmitifica o conceito tradicional de racionalização de custos que na maioria dos casos se identifica com redução de custos. Muitas das vezes, nas empresas de transporte, a racionalização dos custos passa pelo seu aumento desde que o acréscimo de proveitos resultado da resposta da procura seja superior ao aumento de custos mencionado.»

Maria Otília Queiroz de Sousa, Docente da Pós-Graduação em Logística e Gestão das Operações do ISG – Instituto Superior de Gestão

17/04/2017
CARGO Edições,Lda © 2017 

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum