Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
Galeria


Abril 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»

Mensagem por Admin em Seg Abr 17, 2017 10:57 am


«O conhecimento aprofundado dos custos de uma empresa contribui na generalidade para manter a sua sustentabilidade no mercado, maximizar os resultados da empresa, melhorar de forma continua a gestão e ainda para uma boa performance em termos de competitividade

Contudo, quando se equaciona a problemática dos custos numa empresa de transportes, há, em particular, dois aspetos a considerar que merecem reflexão. 

Quem, dentro da empresa, deve tratar a problemática dos custos

Ainda que tradicionalmente o problema dos custos numa empresa esteja sediada preferencialmente na árerea financeira é indispensável que a sua análise e inserção na gestão deva integrar uma perspetiva multidisciplinar.

Essa perspetiva multidisciplinar obriga ao envolvimento profundo das áreas comercial e operativa, pois se por um lado o mercado indica a amplitude de uma política do preço a praticar e consequentemente dos custos que lhe estão associados, por outro só um bom conhecimento da actividade operativa indica a flexibilidade de resposta às necessidades dos clientes de modo a que a margem operativa dê sustentabilidade à empresa.

Em suma, ainda que a montante se tenha os valores unitários identificados pela área financeira, deverá haver de facto uma triangulação chave entre “Cliente”, ” Agente Comercial/vendedor” e “Agente Operador/produção” que potencia a maximização do binómio custos /preço na dupla perspetival cliente/ fornecedor. 

Características específicas dos custos de produção nas empresas de transporte

A produção nas empresas de transportes apresenta características específicas, designadamente a de uma produção conjunta, um desequilíbrio de fluxos, e um nível de custos fixos não despicientes. Estas particularidades dão lugar a uma indispensável utilização de toda a capacidade operativa de modo a levar ao máximo a rotação dos meios operativos. Este enquadramento obriga a que em muitas situações, desde que haja mercado, a margem do negócio só será maximizada pelo aumento seletivo da oferta, muitas das vezes trabalhando a partir dos custos adicionais e consequentemente da chamada margem de contribuição.

O aumento seletivo da oferta desmitifica o conceito tradicional de racionalização de custos que na maioria dos casos se identifica com redução de custos. Muitas das vezes, nas empresas de transporte, a racionalização dos custos passa pelo seu aumento desde que o acréscimo de proveitos resultado da resposta da procura seja superior ao aumento de custos mencionado.»

Maria Otília Queiroz de Sousa, Docente da Pós-Graduação em Logística e Gestão das Operações do ISG – Instituto Superior de Gestão

17/04/2017
CARGO Edições,Lda © 2017 

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum