Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  

Últimos assuntos
Galeria

Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Évora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Évora

Mensagem por Admin em Qui Jan 29, 2015 4:51 pm

Antes do Natal, para darmos continuidade ao nosso projecto de conhecer melhor o Alentejo - e, ao mesmo tempo, para fugir à monotonia do Inverno na costa alentejana e ao destino do costume, que é Lisboa -, fomos para o interior. Ainda não foi desta que voltei ao Alqueva, que só conheço dos tempos em que ainda não havia barragem. Mas, perante a possibilidade de ir a Évora, preferi a última, por ser uma cidade.

Évora tem quase tudo: arquitectura com muita história, muita cultura, muitos turistas, muitas lojas
Evitámos a auto-estrada e seguimos pela nacional. Com bom tempo, pode ser um passeio bonito. Num dia de nevoeiro, é sobretudo bom ter companhia: a conversa flui agradavelmente, enquanto agradecemos o facto de podermos 'perder tempo' com estes pequenos momentos. E constatamos que o Inverno frio e cinzento pode ser tão bom para deambulações como as temperaturas confortáveis do Verão.

A entrada de Évora assusta um bocadinho: rotundas, placards com publicidade a stands de carros e muita sinalização. Só quando avistei a muralha (e, por uma das entradas, a parede de uma casa de pedra antiga) é que fiquei mais descansada. A última coisa que me apetecia era uma cidade antiga e histórica armada em moderna, com construções selvagens e muita poluição visual.

Évora é uma daquelas cidades de tamanho médio que tanta falta fazem num país pequeno em que tudo o que fica de fora das modas é esquecido.

Como o dia estava frio e nevoento, a única maneira de aquecermos era a andar ou dentro de portas. E, como já tínhamos saído de casa quase em cima da hora do almoço, não houve outro remédio senão enfiarmo-nos no primeiro restaurante que nos apareceu à frente. Porque era uma visita de conhecimento e reconhecimento, optámos por sabores tradicionais. Infelizmente sou incapaz de me lembrar do nome do restaurante.

Depois do almoço, saciados e reconfortados, a minha pequena grande descoberta foi uma livraria pequenina, que além de ter café tem uma enorme variedade de chás e compotas. Claro que, para quem lá vive, deve ser absolutamente normal, até por causa da universidade. Mas para mim, cujo avistamento de uma livraria é um momento raro, foi quase como encontrar um oásis no deserto.

A seguir, evitámos a Capela dos Ossos (por ser uma escolha demasiado óbvia e porque já a conhecíamos) e seguimos para ver a vida urbana.

Do que mais gosto, quando visito uma cidade que não conheço ou conheço mal, é de observar a vida na rua: as pessoas, o movimento, o comércio, as casas, a arquitectura, os espaços culturais, os mercados e as feiras. E, ainda, se existem árvores ou flores nas ruas, se há muito trânsito, em que estado estão as casas, como é que as pessoas se deslocam.

Ora, Évora tem quase tudo: a arquitectura própria de uma cidade com muita história, muita cultura, muitos turistas (e talvez turismo de habitação em demasia), muitas lojas e, para meu deleite, muitos cestos e barros, à mistura com outro artesanato mais moderno.

Como esteve sempre muito frio, entrámos em vários cafés e bares para nos aquecermos com chá ou café - e há qualquer coisa de reconfortante em ver tantos estudantes.

Ao fim da tarde já estávamos a pensar como seria a nossa vida nesta cidade. O encanto da vida citadina - e, ao mesmo tempo, o conforto de ter todas as necessidades do quotidiano a uma distância razoável, e a liberdade de não termos de ir na rua a acenar constantemente às pessoas, porque não é possível conhecermos toda a gente. Para mim, havia de faltar a proximidade da praia. Mas talvez, nem sempre, seja possível ter tudo. 

Ana Rosado | 29/01/2015 15:36:22
Sol

A nota final: " Évora não é a capital política do Alentejo, não há alguma capital política no Alentejo, são as todas terras Alentejanas, são as capitais do Alentejo e Sines é a capital económica e industrial do Alentejo." - Cláudio Carneiro

Facebook
Admin
Admin

Pontos : 49157
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: