Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  

Últimos assuntos
Galeria


Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Dois meses de peregrinações a Évora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dois meses de peregrinações a Évora

Mensagem por Admin em Sex Jan 30, 2015 1:07 pm

Dizia o ex-primeiro-ministro quando regressou a Portugal que vinha mudar a narrativa. Eu estava longe de pensar que havia literalidade na observação.




- Então, já foste visitar o homem? Não te vi na televisão.


- Não, não fui. Tenho tido muito trabalho. Princípio do ano, sabes como é... Mas eu também ainda não te vi. Já lá foste?


- Fui pois. Vê hoje na SIC.


Dizia o ex-primeiro-ministro e estrela do comentário (hoje conhecido por 44) quando regressou a Portugal do seu exílio filosófico, que vinha para mudar a narrativa. Pois eu estava longe de pensar que havia literalidade na observação.


A narrativa ex-Primeiro-Ministro em prisão preventiva a ser visitado por amigos socialistas é irresistível para as televisões que têm ali um formato barato e vencedor. O protagonista não aparece, aparecem imagens antigas vindas do passado glorioso e todo o seu estado de espírito, preocupações e elucubrações é dado por terceiros; ele está subentendido atrás das grades, ou melhor, do portão, que, juntamente com as ruas limítrofes, é o espaço da acção. E a história avança como? Através dos figurantes e das personagens secundárias socialistas à porta da prisão; são eles que contam a história, ainda que mal contada, e esse é um dos charmes do formato porque nos põem a tentar descortinar o enredo. É uma espécie de amigos de Alex só que o Alex não está morto, está preso e fala por interposta pessoa. Ou então fala de forma epistolar, o que também é um eficaz expediente narrativo. Enquanto isso o povo crucifica o homem na praça pública, hoje chamada de rede social, e o PS não descola nas sondagens.


Deve ser difícil ser PS nestes tempos em que o partido parece estar preventivamente preso de movimentos. Tudo o que o PS produziu de política nestes últimos dois meses, foi peregrinações; peregrinações a Évora para ver o amigo preso e arengar cabalas contra a justiça. Bem pôde o bom Costa ter avisado, logo à partida, que uma coisa é política outra é amizade, que aquela gente socialista não distingue uma coisa da outra. O que é patético e não ajuda ninguém: nem o PS e o seu líder, nem a oposição em geral, nem a política, nem mesmo o cidadão que procura, muito justamente, alternativas, mas que ao ver aquela velha e gasta tralha socialista à porta da prisão não consegue deixar de ter flashbacks indo parar a 2010/11.



A amizade pode ser a coisa mais linda do mundo - no caso não sei se é amizade, devoção ou dever - mas neste caso, as peregrinações não servem ao PS; mesmo que o homem se safe. A razão é que ninguém no mundo, à direita, ao centro e à esquerda, exceptuando os seus compagnons de route, gosta de Sócrates. A amizade que os seus correligionários mostram em peregrinação, e que é, como já disse, a coisa mais linda, não se transmite à população; muito menos pela televisão. Ao contrário. Cada visita contribui para aumentar a desconfiança, os rumores sobre a culpabilidade do homem e os seus peculiares hábitos financeiros; cada visita, cada reportagem, cada declaração sobre cabalas e conspirações afasta-nos: não de Sócrates, de que já nos afastamos todos em 2011, mas do PS e de uma alternativa.


Por Pedro Bidarra

29/01/2015 | 23:00 |  Dinheiro Vivo

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum