Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  

Últimos assuntos
Galeria


Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
11 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 11 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A maior festa do concelho de Aljustrel mostra todo o potencial da terra

Mensagem por Admin em Sex Jun 12, 2015 10:04 am


Começa hoje, sexta-feira, dia 12, em Aljustrel, mais uma edição da Feira do Campo Alentejano. O certame, que se assume como um dos mais importantes do sul do País, este ano aposta em novidades, porque a Câmara Municipal de Aljustrel, organizadora do evento, acredita que a dinâmica da feira não pode parar. Assim, locais e forasteiros, este ano, podem também desfrutar de mais pavilhões temáticos ligados à agroindústria e turismo, mas também aos sabores e aos produtos da terra. Ana Moura e Badoxa são as grandes atrações do cartaz musical, mas há mais, e pelos palcos da feira, entre outros, vai ouvir-se ainda cante alentejano. Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, em entrevista ao “Diário do Alentejo, recorda: “Esta é a maior festa do concelho e a maior montra do potencial imenso da nossa terra”. 

A Feira do Campo Alentejano é um certame consolidado. Ainda assim, o que é preciso fazer para que mantenha ou aumente a sua vitalidade?

Sim, não podemos parar. Por isso mesmo este ano a grande novidade na Feira do Campo Alentejano é a criação do novo pavilhão temático designado de Espaço da Agroindústria e Turismo, duas vertentes do desenvolvimento rural – a agroindústria e o turismo – que queremos explorar em profundidade nos próximos anos. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Escola Agrária de Beja, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (Cebal), a Associação de Beneficiários do Roxo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e marca o início de uma parceria que tem como principal objetivo desenhar estratégias comuns para cativar investimentos nos sectores da agroindústria e do turismo. 

E existem mais novidades?

Existem outros dois novos espaços na Feira: O Espaço dos Sabores e o Espaço dos Produtos da Terra. O primeiro resulta de uma parceria com o Centro e Formação Profissional de Aljustrel (IEFP) e os produtores locais e procura demonstrar o enorme potencial dos produtos locais, tais como o vinho, o mel, os enchidos, os doces, os queijos, entre outros. Já o segundo espaço contará com um vasto programa ligado à gastronomia e à confeção dos produtos produzidos no concelho de Aljustrel: azeite, pão, legumes, borrego, entre outros, com a presença das padarias locais e de chefes de cozinha de prestígio nacional, que “darão vida” aos nossos produtos de excelência. Este espaço conta com o apoio do Núcleo de Voluntariado do Concelho, do Programa AnimaSenior e da Esdime.

Com a realização deste evento, quais são os grandes objetivos que a Câmara Municipal de Aljustrel pretende alcançar?

A Feira do Campo, para além de ser a maior festa do nosso concelho e ponto de encontro dos “filhos” e amigos da terra espalhados por Portugal e pelo mundo, é, também, a maior montra do potencial imenso da nossa terra. Recordo que, aliada à faceta mineira, que nos caracteriza e diferencia, temos um excelente posicionamento geográfico junto ao nó da A2, fator que pode ser estratégico para o desenvolvimento da agricultura e fixação de agroindústrias, principalmente se considerarmos que o nosso concelho disporá, muito em breve, de mais de 20 mil hectares de regadio, quando, no início da década de 70, começámos com apenas 300 hectares. Trata-se de um “mundo novo” no setor agrícola que se abre à região e que nos liga a outros territórios com as mesmas características, necessidades e ambições. Temos Alqueva, temos Espanha aqui ao lado, temos a maravilhosa costa alentejana, o porto de Sines que nos conecta ao mundo e uma infraestrutura aeroportuária instalada em Beja com potencial por explorar. Temos, pois, todas as condições para sermos um território de referência no agronegócios. Queremos, definitivamente, aliar o elo da produção aos elos da transformação e distribuição, deixando no território regional as mais-valias resultantes de toda a cadeia de valor dos produtos agrícolas produzidos nas nossas terras. A questão é: Como? Como fixar valor no território através da atração e fixação das agroindústrias? Esta é uma das perguntas que queremos ver respondidas nesta edição da Feira do Campo Alentejano. 


Quais são as expectativas da autarquia para esta edição?

As expectativas são elevadas. O programa da Feira do Campo Alentejano deste ano é vasto e rico. Em destaque, para além dos grandes concertos, como Ana Moura e Badoxa, estão os grupos musicais locais, a apresentação de um CD gravado por todos os grupos corais do concelho, o Espaço da Criança e o Espaço Jovem, as exposições artísticas e debates, as diversas atividades equestres, a exposição de gado e equina, a gastronomia, as inúmeras atividades promovidas pelos expositores presentes, entre outras, que certamente irão contribuir para agradar a todos aqueles que, de 12 a 14, visitem a nossa feira. Esperamos muitos milhares de visitantes, e, entre eles, várias comitivas estrageiras. Também os nossos “irmãos” espanhóis voltarão a marcar presença e teremos a visita de uma comitiva da Casa do Alentejo de Toronto. São os nossos visitantes e amigos, a par dos aljustrelenses, que fazem da Feira do Campo um dos eventos mais importantes do sul do País. BS

12-06-2015 10:19:13
Diário do Alentejo 
http://da.ambaal.pt/

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16760
Pontos : 49157
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum