Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  cais  cmtv  

Últimos assuntos
Galeria


Janeiro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Fretes no Ásia-Norte da Europa caem para terreno negativo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fretes no Ásia-Norte da Europa caem para terreno negativo

Mensagem por Admin em Qua Jun 17, 2015 1:24 pm


As companhias de navegação estão a praticar fretes abaixo de zero nas ligações Ásia-Norte da Europa, descontadas as sobretaxas, avisa a SeaIntel.

De acordo com o mais recente Shanghai Containerised Freight Index (SCFI), os preços da China para o Norte da Europa caíram mais 14,4%, ou 41 dólares (36,5 euros), para um mínimo de 243 dólares (216,3 euros). Tendo em conta que, de acordo com os cálculos da consultora SeaIntel, o BAF médio naquela rota é de quase 300 dólares (267 euros), o preço efectivo fica em -56 dólares (-49,8 euros).

O CEO da SeaIntel, Alan Murphy, consegue, ainda assim, desdramatizar o cenário. Numa coluna de opinião que assinou no “Containerisation International”, publicado no “Lloyd’s List” no último domingo, Murphy salienta que, apesar do SCFI nesta rota ter atingido o valor mais baixo de sempre, o cenário era ainda mais grave quando o preço do combustível era mais elevado.

O mesmo responsável recorda ainda que esta não é a primeira vez que o preço do frete ajustado ao BAF fica abaixo de zero no Ásia-Europa. O CEO da SeaIntel lembra que a primeira vez que isso sucedeu foi em 2009 e que o recorde negativo aconteceu em Dezembro de 2011, quando o preço efectivo do frete caiu até -280 dólares (-249,22 euros) por TEU. Entretanto, voltou a ficar abaixo de zero ao longo de 22 semanas, entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012 e, mais recentemente, entre Maio e Junho de 2013.

O cenário é preocupante não apenas no Ásia-Norte da Europa. Também o Ásia-Mediterrâneo tem evidenciado descidas. De acordo com o SCFI, o preço baixou 17,7% – ou 67 dólares (59,6 euros) – na última semana, para 312 dólares (277,7 euros) por TEU. Excluindo o impacto de 297 dólares (264,3 euros) do BAF, o preço efectivo fica nos 15 dólares (13,4 euros), um valor que poderia ser ainda pior, devido ao colapso na carga movimentada nos portos russos do Mar Negro.

As tarifas spot cobrem, recorde-se, apenas uma parte da carga movimentada, pois as companhias e clientes negoceiam contratos de três, seis ou 12 meses com tarifas diferentes. Contudo, são usadas como referência para a definição daqueles preços.

17 Junho, 2015 at 11:58
por T&N

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum