Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cmtv  tvi24  cais  

Últimos assuntos
Galeria


Janeiro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

China lidera shipping mundial... E vê na Grécia a porta para a Europa!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

China lidera shipping mundial... E vê na Grécia a porta para a Europa!

Mensagem por Admin em Qui Ago 06, 2015 11:00 am


A China vai assumindo papel preponderante nos actores do comércio marítimo global, graças a uma estratégia virada para fora, de investimentos nos seus portos e em infraestruturas em países estrangeiros. A Grécia, a atravessar um período conturbado a nível económico e político, pode vir a ser novo território de aposto, em particular o Porto do Piréu.

A Ásia é, hoje por hoje, a grane impulsionadora do mercado global, na qual uma superpotência se destaca de forma particular: a China. O gigante asiático - a nível territorial, populacional e, cada vez mais, económico - tem assentado boa parte do seu sucesso nos seus portos e nos seus armadores. É, nos dias que correm, a grande potência do shipping mundial. 

Um dado curioso é olhar para a lista dos maiores portos a nível global, no que a carga contentorizada diz respeito. No top-10 mundial de portos especializados na movimentação de contentores encntram-se seis (isso mesmo, seis!) portos chineses: Xangai, Shenzen, Hong Kong, Ningbo, Qingdao, Guangzhou e Tianjin. E Dalian ali tão perto de entrar nessa lista.

São números esclarecedores. Basta atender ao facto de Roterdão, um porto gigante para a realidade europeia (o maior do Velho Continente), nem conseguir entrar nesse top-10.

E se alguém pensa que isto é um fruto das circunstâncias, a realidade dos números mostra algo diferente. Os portos chineses não só estão no topo como estão a crescer. Dos seis portos do país que entram no top-10 mundial, cinco registaram crescimento no total de contentores movimentados no período 2011-2013. Apenas Hong Kong perdeu contentores nesse espaço de tempo, o que retirou esse porto do top-3 global.

Os números são esclarecedores. No ano passado, 2014, a totalidade dos portos chineses movimentou 202 milhões de TEU's! Comparativamente ao ano anterior, 2013, o valor obtido representou um crescimento de 6,4%. Crescer 6,4% ao ano, quando já se é a grande potência mundial, eis a China. 

Grécia como porta de entrada na Europa

A estratégia marítima chinesa, se assim lhe podemos chamar, já tem novo cavalo de batalha. Através de empresas estatais, o país está também a assumir controlo de portos à escala global. Empresas como a Hutchison Whampoa estão a investir forte em projectos portuários por todo o mundo. Na Ásia, na Europa, na América do Norte ou em África, vários são os portos onde o controlo chinês (nalguns casos mais evidente que noutros) já se faz sentir. E, na Europa, a situação na Grécia abre portas para estabelecer um novo gateway.

O polémico novo governo grego, liderado por Alexis Tsypras, até teve o sector portuário como uma das suas bandeiras eleitorais, garantindo que os portos do Piréu (na foto) ou de Salónica não seriam para privatizar, ao contrário do que estava acordado entre o governo anterior e os responsáveis da União Europeia. Porém, depois de uma série de avanços e recuos, o governo do Syriza voltou atrás na decisão e os dois maiores portos gregos são mesmo para privatizar.

É aí que entra, novamente, a China. A Cosco, como referido anteriormente, já detém cerca de metade das acções do porto da capital grega e aparece agora na linha da frente para a privatização do mesmo. A Cosco já está mesmo a preparar o porto do Piréu para que este possa receber os navios da nova geração.

06.08.2015
CARGO Edições,Lda © 2015

_________________
Cláudio Carneiro


Facebook
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum